Vale a pena uma rodada de captação de investimentos via Equity Crowdfunding?

Salve pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje gostaria de conversar aqui no Mycash.news com a visão de empreendedor, falando sobre as vantagens para uma empresa ou Startups fazer uma rodada de captação via Equity Crowdfunding. Já que e uma modalidade relativamente nova e que poucos brasileiros conhecem, muitas pessoas quando pensam em levantar capital, nem chega a cogitar esta alternativa, que para mim e uma das melhores, principalmente para empresas em Early Stage, ou no bom e velho Português, em estagio inicial, então, vamos nessa?

Investidores x Embaixadores

No geral, quando você fecha com um investidor para sua empresa seja investidor Anjo, fundo de investimento ou até um parente, ele se torna um sócio/investidor. No geral, esta pessoa tem outra ou outras empresas que ele toca e investe, logo, ele faz o aporte, vai te dar algumas dicas, mas, no geral, ele espera apenas o resultado dele. Evidente que nestes casos, dependendo o perfil do investidor, terá MUITAS cobranças de relatórios e resultados…

E tudo isto e normal, faz parte do jogo, ninguém no geral sai jogando dinheiro fora. rs

Em minha humilde opinião por ter sido investidor em Startups via Crowdfunding e por ver as empresas que já fizeram rodadas em outras plataformas, os investidores tornam-se embaixadores da marca, eles aportam dinheiro por gostar da empresa/produto, no geral, a maior parte das pessoas que se tornam investidores são clientes das empresas, isto já mostra que eles acreditam no negocio e seu potencial, porque lógico, quem investe além de gostar, quer retorno.

Então, pensa comigo, hoje e você, alguns familiares e amigos que torcem pelo seu negocio, com uma rodada acrescenta centenas de investidores que estarão torcendo, consumindo e indicando seu produto, serviço ou empresa. Isto posso dizer até que de forma orgânica, já que você não vai pagar nada por eles. Outra parte legal e que vem investidores de todos os estados do Brasil, logo, aquela luta das empresas de se destacar geograficamente também tem uma bela de ajuda!

Sem perca de controle

Uma das regras da CVM inclusive para proteger o fundador e sócios e que nenhuma rodada venha tirar o controle dos fundadores. No geral inclusive as rodadas de Crowdfunding que vejo tem sido de apenas 5% ou até 10% da empresa por rodada.

Quem aqui já assistiu a programas como Shark Tank Brasil? Já reparou que todos eles quando querem investir em algo querem uma maior parte do que o ofertado originalmente e no geral, querem metade ou o controle da empresa? Já pensou em sua primeira ou segunda rodada, já perder o controle da empresa?

No Crowdfunding não, você continua no controle da sua empresa, os investidores chegam para ajudar com o verdadeiro Smart Money, porque são seus clientes, que terá feedbacks verdadeiros para eventuais melhorias e capital para investir em seus planos para crescimento.

Comunidade

Quando e aberto uma rodada de Crowdfunding, e aberto um grupo no WhatsApp para tirar eventuais duvidas dos investidores sobre a rodada, seja duvidas com os procedimentos junto a plataforma, como também, conhecer o CEO ou equipe da empresa, conversando, perguntando sobre duvidas e etc.

Além disto, criamos dentro da plataforma um Fórum exclusivo para investidores da empresa fazerem perguntas e conversarem sobre a empresa. Durante a rodada, a maioria dos investidores vão seguir os perfis das redes sociais da empresa, comentar, curtir e compartilhar conteúdos.

Outro ponto e que no geral, a maior parte das pessoas que investem em Startups tem ciência que e um investimento de risco, como também, tem perfil de investidor de médio e longo prazo.

Longo prazo

Para uma empresa no estagio inicial, capital e muito importante, até porque boa parte opera no negativo, já que esta gastando muito para criar ou melhorar o produto/serviço, gasto com infra, programadores e marketing são um das maiores despesas e ter acesso a capital e prazos e fundamental. Por isto até, muitas empresas sejam por ser novas e em analise de credito não terá um limite elevado, como também, pelos prazos pequenos sem carência, as empresas não procuram os bancos no começo.

O Equity Crowdfunding tem uma vantagem, o investidor que aportar, tem alguns aguardar ocorrer alguns eventos para ter seu capital de volta e receber lucro ou dividendos.

A empresa paga o investidor o capital de volta, com correção de 100% do CDI do período apenas quando se tornar uma SA e o investidor não desejar entrar no capital social da empresa, se ela não fizer isto antes por outras necessidades, ela tem um prazo contratual após receber o investimento de sair da modalidade atual para se tornar uma SA com cinco anos. Então, como empresa, imagina este cenário, você recebe um capital e tem cinco anos de prazo se nada ocorrer de diferente, para “pagar”. Para efeito de comparação, nem a linha de credito Pronampe tem juros e carência como esta.

Ao meu ver, o crowdfunding tem muitas vantagens para a empresa que abre a rodada, sendo um mercado regulado pela CVM, contratos modernos que garante proteção para todos os envolvidos, como investidores, startup e plataforma. Se tiver uma empresa/startup que tem um produto legal, esta operando em um mercado de grande potencial, entre em contato para conversarmos sobre a possibilidade e pre requisitos para abrir uma rodada publica para investidores analisar e aportar em seu projeto caso acharem interessante. Acesse nosso site www.cashcap.com.br e saiba mais!