Reserva de emergência, mais importante do que parece!

Salve, salve pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje gostaria de comentar sobre um assunto que digamos esta já “Cansado”, acredito que todo mundo já viu alguma publicação sobre este tema ou viu/ouviu algum influenciador de finanças falando sobre, correto?

O que a maioria não fala e que REALMENTE se você pensa no longo prazo e muito importante ter uma reserva de emergência…

O que e reserva de emergência

Antes de comentar mais detalhes, gostaria de explicar de forma simples e resumida o que seria uma reserva de emergência, como o nome diz e ter um capital em um CDB de rendimento diário no qual você pode sacar há qualquer momento, até mesmo em uma poupança, no qual você digamos não “Conte”, com ele dentro do seu orçamento. Este recurso e para ser utilizado em casos de emergências, como acidentes, doenças. Mas, também em oportunidades de negócios e etc.

Este e um recurso que você não pode ficar contando com ele para uma viagem por exemplo! Ele não e para curtir, mas, para te ajudar em momentos de aperto, o que por sinal, e o que mais ocorre para nos brasileiros, não e mesmo? 🙁

Qual a importância da reserva de emergência

Já invisto na Bolsa há muitos anos por recomendação de um amigo que mora em minha cidade, apesar de já conhecer, não tinha tido coragem, ele me indicou a corretora e parti para comprar ações que gostava ou ouvia falar. Até ai, tudo bem, ocorre com boa parte dos brasileiros, o problema meu, ou erro que cometi foi investir em ações e não ter nada em renda fixa ou reserva de emergência, nesta época, eu trabalhava em uma empresa com salário fixo. Junto com um amigo, resolvemos abrir uma agencia digital para criação de sites, logos, artes e etc. Como podem já imaginar, deu super errado, já no inicio o sócio que iria investir metade do capital inicial total, para comprar moveis, alugar e etc. Não investiu, como já tinha comprado tudo e dentro do ponto já, falei, vamos seguir. Ele iria fazer o comercial no local e eu trabalhando na empresa, ajudando na gestão, vendas e capital. Bom, resumindo, não tivemos lucro, tivemos que fechar após uns 3 meses ou mais não me lembro exato do tempo, gastei uma bolada que não tinha, bem acima do meu salário na época. Diante disto o que eu tive que fazer? Vender minhas ações a preço de tela, o que tinha no momento para quitar minhas dividas oriundas deste investimento. Logo, vender assim, algumas ações boas, mas, podem estar em um período de queda e pegar prejuízo na venda o que e terrível!

Este erro cometi por falta de conhecimento mesmo. Imagina isto há uns 15 anos atrás, se tivesse com aquelas ações, quanto de lucro elas não teriam me dado?

Evidente que após este erro, comecei a mudar meu perfil de investidor, todo mês aplicava um valor em ações e outro deixava na poupança mesmo do banco. Mas, ainda comentando um erro, aplicava mais em ações do que renda fixa, em outra situação, novamente, tive que rapar minhas ações. Logo, desde que comecei, zerei duas vezes por “Forças maior”, mas, que poderia ter sido evitado ou reduzido o impacto por ter mais conhecimento e organização financeira.

Então, se você que esta lendo este texto esta iniciando ou pretende iniciar no mundo dos investimentos, não aplique seu capital apenas em ações ou Crowdfunding tudo de cara, uma parte para investimentos de alto risco, que ações existe um risco grande também, a empresa pode falir, ter quedas nas ações e nunca voltar ao valor que comprou e etc. Então, o correto e parte em renda fixa como tesouro direto, CDB com liquidez diária, estes dos bancos digitais mesmo como Inter e Nu bank. E outra, para investimentos de risco que poderá ajudar no crescimento e multiplicação do seu patrimônio, que e evidente, não adianta ganhar pouco e colocar apenas na renda fixa também, assim, seu crescimento apesar de existir e bem melhor do que não fazer nada, mas, esta atitude rende muito pouco lucro…

Existe os perfis de investidor, como agressivo e a maior parte e em investimentos de alto risco, mas, para mim, acredito que TODOS tem que ter reserva de emergência, ou seja parte em renda fixa, outra parte em ações, fundos imobiliários e Crowdfunding em Startups. Assim, você poderá ter um pouco mais de segurança e em casos de problemas, não se desfazer de investimentos bons em momentos errados.

Espero que meu exemplo ajuda a vocês não cometerem o mesmo erro que cometi, sucesso a todos e em breve novos textos aqui no Mycash.news