Quando terei lucro em investir em uma Startup via crowdfunding?

Salve pessoal, tudo bem por ai?

Hoje, venho aqui compartilhar um pouco sobre uma duvida muito comum em quem investe ou pretende investir em Startups via Crowdfunding. Vamos nessa?

Então, a primeira questão que deve se levar em consideração e ler o material da oferta, cada rodada pode ter um formato diferente. No geral, tem duas modalidades, a que seu capital vai ser remunerado mensalmente, por um prazo X para ter o capital de volta, neste caso e basicamente um empréstimo ou renda fixa e seu lucro será limitado, mas, conhecido o valor final. A outra e o Equity Crowdfunding, que no geral, a maioria das plataformas no Brasil trabalham. Neste caso, existe algumas formas de ter lucro o famoso exit e formas de sair do investimento…

Então, vamos comentar sobre como vamos trabalhar aqui na CASHCAP em todas as rodadas que forem abertos.

Vendendo a sua cota

A primeira forma de ter lucro ou sair de um investimento feito via Crowdfunding e vender sua cota para outra pessoal que tenha interesse nela. Até pouco tempo atrás na regra da CVM 588 só poderia ser vendido para outro investidor de forma direta, na alteração da norma 88 feita em 2022, mudou para que possa ser vendido para outro investidor da modalidade de Crowdfunding ativo, tendo a plataforma como intermediador, assim, evita golpes e etc.

Nesta modalidade, você dentro do seu painel de investidor dentro da plataforma, poderá criar a ordem de venda, exemplo 1 cota por R$ 1.000,00 A mesma será criada e será exibida no painel, o investidor que desejar, vai comprar, pagar a plataforma, ela após receber, irar alterar a titularidade do ativo mobiliário para o novo dono, assim, saindo da sua carteira/titularidade, recebendo o valor em sua conta!

Ou seja, não existirá um preço mínimo ou maximo, você pode criar a ordem mais cara ou mais barata do valor que comprou, diferente da Bolsa de valores que tem um preço que o mercado esta considerando justo, nesta, você informa o preço e compra quem desejar. Ai fica o alerta, não adiantará pedir caro demais, que logicamente não irar vender. rs

A empresa sendo comprada por outra

Outra forma de ter lucro em seu investimento e acredito que no intimo da maioria dos investidores espera que ocorra, e por este caminho. A empresa na qual você investiu, cresça bastante e chame a atenção dos concorrentes ou empresas de outros setores que desejam operar neste seguimento, ou até uma fusão, compra da tecnologia e patentes e etc.

Quando isto ocorre, pelas regras da CVM a venda tem que ocorrer por termos juntos aos sócios fundadores e todos os investidores, ou seja, protegendo os minoritários de ações que possam ser menos vantajosas ou prejudicial aos demais investidores.

Ocorrer isto e muito bom por que irar validar a sua tese de investimento, dará um belo de um lucro e te dará capital para investir em novas startups, aumentar a participação em outras que achar interessante, comprar sua casa ou quem sabe fazer uma viagem!?

Até o momento, já tive um lucro de uma empresa que comprei cotas via Crowdfunding e ela foi comprada pelo Mercado Bitcoin, foi um lucro acima de 100% em poucos meses. Ahhh se todo investimento fosse assim! hahaha

Empresa se tornando SA

Quando você investe em uma Startup via Crowdfunding, no contrato dela para captação, ela tem um prazo de em até cinco anos se tornar uma empresa SA, comunicar aos investidores com prazo e informações para que você possa escolher, em entrar no contrato social da empresa e a partir de então, ter mais responsabilidades limitadas a sua participação juridicamente, como também, em caso de lucros e divisão de dividendos, começar a receber a sua parte proporcional ao valor divido aos 100% dos sócios.

Caso não desejando entrar no contrato social da empresa, poderá receber seu valor total investido com correção de 100% do CDI pelo período da captação até o termino do pagamento em até 24x.

Nesta modalidade, eu já tive duas empresas que investi, e quando se tornaram SA, desisti de continuar com elas e pedi meu dinheiro de volta, ela irar depositar em sua conta mensalmente ou o valor total de uma única vez, isto e a critério deles. As duas que sai, pagam mensalmente, ou seja, decidiram dividir em 24x e tudo bem, eu achei o crescimento delas após o aporte pequeno, custos continuaram elevados, a empresa não cresceu e focavam praticamente apenas a pagar bem seus diretores e etc. Este caso foi uma escolha minha, analisando especificamente as duas empresas, não acreditam que vão falir, mas, não estavam andando como eu esperava que deveriam andar após um aporte legal.

A empresa estiver crescendo, com uma boa gestão, boas pessoas por trás dela, pode ser excelente quando se tornar SA e você ser parte disto, como alguns chamam, ela pode se tornar uma “Vaca leiteira”, e te pagar dividendos com frequência, eu busco empresas também com este perfil para minha carteira, desejo tanto ter exit, como algumas pagadoras de dividendos.

Vale lembrar que investimento em Startups e um investimento de alto risco, o índice de falência de empresas e relativamente alta. Mas, também, os maiores lucros podem vir desta modalidade, toda empresa que hoje e grande, começou pequena. E empresas que já estão na Bolsa, foram Startups e quem entrou no estagio inicial, teve os maiores lucros, para mim, o Crowdfunding e bem democrático, dando a opção de investir em empresas em estagio inicial a todos, antes, era apenas a fundos, investidores anjos e milionários!