Qual o conceito de crowdfunding?

Muitas pessoas que desejam começar um empreendimento não contam com os recursos necessários para colocar o seu projeto em ação. Por isso, é comum a procura por sócios para que ajudem com o financiamento. Ainda assim, essa tarefa não é fácil.

Mas, com a internet, uma forma alternativa de financiamento surgiu para quem deseja colocar em prática o seu projeto. Através de plataformas colaborativas, os empreendedores podem cadastrar projetos e captar recursos com o apoio de colaboradores online.

Conceito de crowdfunding

O crowdfunding é uma “vaquinha” virtual para ajudar quem possui ideias inovadoras, mas não têm dinheiro para coloca-las em ação. A tradução da palavra crowdfunding é “financiamento através da massa” e é usada para financiamentos através do patrocínio popular pela internet.

A palavra crowdfunding é a união entre “crowd”, que significa “mul­ti­dão”, e “fund­ing”, que significa “finan­cia­men­to”. No Brasil, esse tipo de contribuição é conhecido como financiamento coletivo. Ela também pode ser chamada de “micromecenato” já que as contribuições são em valores pequenos e individuais. Mas, ao somar tudo, é possível reunir uma boa quantidade de dinheiro.

Um dos motivos para alguém contribuir com o crowdfunding é a possibilidade de obter retornos bem positivos. O projeto financiado pode auxiliar na geração de empregos ou promover o lançamento de produtos e serviços que valham a pena.

Os financiadores podem obter vários benefícios com o projeto, como recompensas, participações em sorteios e descontos. Dessa forma, o empreendedor pode colocar em ação sua ideia, oferecer retornos e ficar longe de interferência de acionistas ou investidores majoritários.

Como as campanhas de crowdfunding são realizadas?

As campanhas de crowdfunding geralmente são realizadas por meio do serviço oferecidos por alguns sites. Nessas plataformas online é possível encontrar uma explicação sobre o projeto, a documentação e como fazer a contribuição.

Características das plataformas de crowdfunding

As maiorias das plataformas de crowdfunding possuem algumas características em comum.

Os sites de crowdfunding podem oferecer os seus serviços de forma totalmente online.

Os sites de crowdfunding podem dar algum benefício aos seus colaboradores.

Na maioria dos sites de crowdfunding, se nem todo o valor necessário for arrecadado, todo o dinheiro doado pelos contribuintes para o projeto é devolvido.

Os sites de crowdfunding cobram uma comissão em cima do valor total do projeto.

Diferentes tipos de crowdfunding

Existem diferentes tipos de crowdfunding que oferecem seus serviços de acordo com o nicho do projeto. Por isso, as plataformas trabalham com equipes que avaliam os projetos para decidir se estão de acordo com as suas regras e seus padrões.

Os principais tipos de crowdfunding são:

Debt Crowdfunding

É um crowdfunding que trabalha com projetos de negócios relacionados com financiamento de dívida. A contribuição é feita com a promessa de receber o retorno do dinheiro com juros.

Equity Crowdfunding

Também é um crowdfunding que trabalha com projetos de negócios relacionados com financiamento de dívida. Porém, a contribuição é feita com o intuito de receber ações e ser um dos sócios do empreendimento.

Doação Crowdfunding

É um crowdfunding destinado a doações de apoio e que não oferece recompensas.

Recompensa Crowdfunding

É o principal tipo de crowdfunding, que oferece recompensas e recebe projetos de diversas áreas, valores, limites de tempo e interesses.

Quais projetos podem ser inscritos no crowdfunding?

Nas plataformas de crowdfunding é possível inscrever qualquer tipo de projeto que:

Apresente uma meta mínima para a arrecadação;

Oferece bons benefícios ou recompensas ao contribuidores;

Atraia um grupo de pessoas que esteja de acordo com a demanda do projeto.

Crowdfunding no Brasil

Assim, como em todo o mundo, o crowdfunding vem crescendo no Brasil e atraído pessoas que desejam tornar o seu projeto realidade. Em breve entrará no mercado a plataforma CASHCAP!

Visitas:649

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.