O que são NFT’s e como funcionam?

Nos últimos meses, após várias celebridades apostarem na compra desse item, os NFT’s se tornaram um dos assuntos mais comentados na internet. Enquanto uns estão gastando milhões para comprar esses “tesouros virtuais”, outras estão igualmente faturando milhões ao vendê-los.

Aqui no Brasil, os NFT’s ficaram mais conhecidos após o jogador brasileiro Neymar Jr., realizar a compra de duas NFT’s em formato de imagem, gastando um pouco mais de 6 milhões com isso. Rapidamente a internet ficou eufórica ao saber, e a procura pelo assunto aumentou por aqui.

Mas se assim como muitos você também não sabe o que são NFT’s, continua aqui comigo no Mycash.news que eu te explico.

NFT é a sigla para Non-fungible Token, em português fica como Token não fungível. Mas o que é algo não fungível? Bem, trata-se de algo intercambiável, que é uma peça única, algo que pode pertencer à apenas uma única identidade. Por exemplo, as obras de arte como “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, e “Noite Estrelada” de Vincent van Gogh, são pinturas únicas, que apesar de poderem ser reproduzidas por aí, sabe-se que a original está muito bem guardada e não pode ser adquirida. Os NFT’s funcionam da mesma forma, acontece que eles existem exclusivamente de forma digital e são protegidos por uma tecnologia chamada blockchain, que impossibilita que os mesmos possam ser duplicados de maneira igual. O blockchain funciona de forma que uma identidade pessoal ou corporativa é registrada como proprietário único de um item digital. Sendo assim, um NFT pode ser desde uma imagem até mesmo um texto, poema, música, melodia, GIF, etc.

 

COMO FUNCIONA O BLOCKCHAIN?

Segundo o site builtin.com, na matéria que pode ser lida aqui: Blockchain. What Is Blockchain Technology? How Does It Work?:

O blockchain, às vezes chamado de Distributed Ledger Technology (DLT), torna o histórico de qualquer ativo digital inalterável e transparente através do uso de descentralização e hash criptográfico – uma espécie de código matemático único – e que no fim são interligados em um conjunto em ordem cronológica, formando uma linha contínua de blocos.

Para ficar mais fácil de entender, imagine que o blockchain funcione como um livro digital compartilhado com vários outros servidores, onde ficam arquivados os NFT’s, e cada um possui seu código único e intransferível. Não há como copiar esse código, pois esse código único está ligado à apenas uma pessoa ou empresa. Acho que essa é uma ótima analogia pra entender de forma fácil como funciona o blockchain.

 

COMO COMPRAR NFT’S?

Bem, a compra dos NFT’s é realizada utilizando criptomoedas, e existem algumas plataformas disponíveis para realizar a compra. Entretanto, é sempre bom se atentar e tomar muito cuidado para não acabar caindo em algum golpe ao utilizar possíveis sites fraudulentos para a compra de NFT’s. Algumas plataformas muito conhecidas e confiáveis para realizar essa tarefa são:

  • OpenSea
  • Mintable
  • SuperRare
  • Nifty Gateway
  • Viv3.com

Depois dessa explicação, esperamos que você possa ter entendido como funcionam os NFT’s, esse tesouro digital que promete revolucionar o mercado.

Até a próxima, aqui no Mycash.news!

Visitas:1161

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.