E seguro investir em Startups?

Hoje vamos comentar sobre a famosa pergunta que não quer calar, “E seguro investir em Startups”?

A resposta e bem mais complexa do que apenas um sim ou não… Mas, quero explicar abaixo a minha visão para então entender.

Investir e algo bem abrangente, volto com uma pergunta, vai investir em uma Startups como? E um amigo que esta abrindo uma empresa e entrou em contato explicando a ideia? Vai entrar no contrato social da empresa? Para este caso, a primeira dica e contrate um advogado especializado em mercado financeiro para organizar um contrato bem claro entre as duas partes. O segundo conselho e converse muito com seu futuro sócio e deixe claro qual será sua parte, será apenas financeiro? Envolverá uma responsabilidade, tipo financeiro da vida, vendas e etc? A maior parte das sociedades não dão certo por falta de comunicação e quebra de acordos, seja verbal ou documentado. Por isto, conheça bem seu sócio, para ter ciência dos defeitos e qualidades dele, antes de entrar.  Aqui e importante ser ciente que todos nós temos defeitos e qualidades, logo, deve-se analisar se vale a pena, como se fosse um casamento, você tolera estes defeitos da pessoa?

No Brasil a CVM regulamentou o mercado de Crowdfunding, que pode ser utilizado para investir em Startups por meio da Instrução nº 588/17. Desde então, existe empresas especializadas a analisar a documentação de Startups e apresentar aos investidores as empresas para analise e então, se tornar sócio das mesmas. Eu gosto deste mercado porque nós da a chance de investir em empresas em estagio inicial e assim, aumentar a chance de um lucro ainda maior do que investir em empresas já estabelecidas. Por outro lado, investir em empresas em estagio inicial envolve mais riscos, logo, espera-se um maior retorno!

Investir via Crowdfunding e legal, porque você tem uma regulamentação mínima que a CVM cobra das empresas e coloca de pré requisitos para as rodadas ocorrer das empresas, assim, da mais segurança no investimento, reduzindo a chance de golpes e etc.

Um dos grandes pontos de diferença do Crowdfunding e que ao investir por estes meios, você não entra direto no contrato social da empresa, se por ventura ela fechar e tiver dividas, você não e atingido em seu patrimônio pessoal, diferente de se tornar sócio diretamente. Isto e possivel porque você terá no primeiro momento uma Nota conversível em ações. Após a empresa receber seu capital, na modalidade de Equity Crowdfunding, ela tem até cinco anos para se tornar uma SA. Neste momento, você como investidor tem que escolher uma das alternativas:

1-Tornar sócio e entrar no contrato social da SA, a partir deste momento, caso tiver lucro, poderá ganhar dividendos de acordo com a política de distribuição e lucros da mesma.

2-Ou então, caso não queira ser sócio da mesma, pode pedir seu capital de volta, corrigido com 100% do CDI.

Com cinco anos a empresa teve tempo para crescer, se tornar mais sólida, dando a você investidor ainda mais dados para analisar se vale a pena entrar como sócio definitivamente, ou sair.

Então, pontos a levar em consideração antes de investir em uma Startups.

Ela esta dando lucro?

Consultar os documentos dela na receita, justiça, débitos e etc.

Conhecer/conversar com os fundadores, tentar saber sobre a vida e estilo de vida pessoal deles, nível de instrução e até mesmo psicológico.

Qual plano de negócios da empresa com este capital que receberá.

Os serviços, produtos da empresa e de qualidade?

Ela esta ofertando algum diferencial?

Qual mercado dela e potencial futuro deste? Analisar com cautela, muito dos mercados que disseram no passado que era potencial, hoje nem existe.

Ler contratos e documentos com atenção.

Teste os serviços e produtos da empresa. A melhor forma de saber se algo e legal e testando!!!

Então, quando for investir em Startups, sempre faça por sites de empresas confiáveis, já cansei de ver sites falando sobre investimentos, quando você faz uma consulta básica a empresa não existe frente a CVM e com certeza esta aplicando um golpe. Fuja…

Então, investir em uma Startup via plataforma autorizada pela CVM e seguro sim. Porém, como deve sempre estar ciente, investir em Startups e um investimento de alto risco, porque empresas podem não dar certo e fechar, caso isto ocorrer, terá 100% do capital investido perdido.

Por isto e tão importante analisar bem as empresas e pessoas antes de investir, ter uma carteira diversificada, tendo reserva de emergência, renda fixa e ações por exemplo. Investimento em Startups deve ser apenas uma “parte”, do seus investimentos e não 100% do seu capital investido em Startup.

Em outro texto tentarei comentar mais sobre o retorno e exit nas Startups, então, continue visitante nosso site que terá atualizações em breve. 😀