Dicas para começar a investir

Diante do atual cenário brasileiro, com a inflação nas alturas, saber administrar o dinheiro que ganha e principalmente saber investi-lo da melhor maneira possível faz-se necessário para não passar por perrengues. Sabendo disso, o Mycash.news preparou algumas dicas para você começar a trilhar o seu caminho de investidor.

Inicialmente, é importante pontuar que fazer o dinheiro render não consiste em guardá-lo em uma poupança. A ideia de que a poupança é um bom lugar para deixar o seu dinheiro já é coisa do passado. Como dito, a inflação está nas alturas, e para fazer o seu dinheiro render de verdade é importante procurar por opções onde o rendimento supere a inflação anual e seu saldo de rendimento seja positivo ao final.

Em segundo lugar, para começar a investir é importante ter consciência total da sua situação e de onde você se encontra. Por exemplo, não dá para investir uma quantidade mensalmente que seja maior do que você se fato pode investir, ou uma quantidade que você possa precisar depois. Por isso, aqui vão algumas dicas para iniciar da maneira correta:

Monte sua reserva de emergência

Não é tão incomum achar investidores inexperientes que iniciam seus investimentos, mas não possuem uma reserva de emergência. Qual o problema nisso? O problema é que na vida todos nós estamos sujeitos a ter imprevistos, por isso, como o próprio nome sugere, uma reserva de emergência permite que você tenha dinheiro suficiente para lidar com os imprevistos e não precise ficar retirando o dinheiro do seu investimento. Por exemplo, imagine a seguinte situação: uma pessoa investidora que estava empregada em uma empresa e recebendo dinheiro todos os meses acaba perdendo seu emprego e se encontra desempregada. Se essa pessoa tiver uma reserva de emergência que consiga suprir suas necessidades por seis meses ou mais, ela provavelmente conseguirá sair dessa situação sem precisar mexer nos seus investimentos de médio ou longo prazo. Mas caso ela não tenha uma reserva de emergência, ela será obrigada a mexer em seus investimentos, o que acaba prejudicando seu progresso.

Portanto, em primeiro momento uma reserva de emergência é muito benéfica para um investidor consciente.

Descubra seu perfil de investidor

Descobrir seu perfil de investidor é importante para que você se conheça melhor e saiba quais os riscos que você quer ou não assumir.

Geralmente, ao abrir uma conta em uma corretora de investimentos online ela te oferece um questionário que avalia qual o ser perfil de investidor e em seguida lhe oferece os tipos de investimentos mais qualificados para o seu perfil.

Seu perfil de investidor será descoberto com base no seu capital de investimento, nível de risco que está disposto a correr com investimentos, tempo do investimento, e também outros fatores.

Comece a investir

Após todos os outros passos, você já pode começar a investir, tendo em vista seu perfil de investidor.

Como dito, seu perfil de investidor irá lhe dar uma base sobre os melhores tipos de investimentos para você, por isso se atente às opções oferecidas pela sua corretora com base no seu perfil.

Agora que você já sabe os primeiros passos para se tornar um investidor é só começar.

Até o próximo conteúdo aqui no Mycash.news

Visitas:975

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.