Desde 2017 o Crowdfunding e regular no Brasil

Nos últimos anos no Brasil tivemos tantos episódios de golpes ou pirâmides que de certa forma sempre ficamos com o pé atrás antes de qualquer movimentação em nosso capital, de fato, isto se faz muito necessário e investidores que pesquisam, estudam e analisam o que de fato esta fazendo seja por pesquisas próprias ou indicações, tem sempre menos prejuizos e maiores lucros.

Mas, para ser sincero me impressiona muito a quantidade de golpes e valores que eles arrecadam, a ambição de nos tornamos ricos, deve gerar no cérebro um bug para não “pensar”, corretamente. Quem aqui lembra da Telexfree? Me chamaram uma vez para uma reunião de negócios, quando chego lá, surpresa! Era VOIP com pirâmide. rs

Dei uma analisada e pesquisa rápida e vi que não se tratava de um negoci0 promissor e de futuro e não investi nada, colegas ficaram chateados comigo por não entrar com eles, mas, apenas eu sei as dificuldades que é para juntar capital, ter algum patrimônio e etc.

Atualmente explode por todas as cidades do Brasil as famosas bet, cassinos online e jogo do “Tigrinho”. O que todos tem que ter em mente e que sempre a banca irar ganhar, isto não significa que um ou outro vai ter lucro, a maior parte 99.9% terá prejuizos. Realmente gostaria de investir seu dinheiro em um negocio que no geral sempre perde ou pode ser fechado pela justiça há qualquer momento? Vale a pena este risco?

Hoje venho aqui compartilhar uma modalidade de investimento que e regulamentado pela CVM no Brasil desde 2017!

Equity Crowdfunding

O Equity Crowdfunding nada mais é do que um investimento coletivo, uma forma de pessoas físicas e empresas investirem em empresas, Startups e projetos promissores recebendo parte do negocio em troca.  Este mercado tem uma regulamentação moderna, atualizada com frequência sempre que necessário pela CVM, órgão que regulamenta este mercado, para estar nele, você precisa investir através de uma plataforma que só pode operar com permissão do órgão com muitos pré requisitos de capital, tecnológico, documentação, tecnologia e etc.

Startups e projetos inicial no geral, precisam de capital para criar e expandir a ideia, para acelerar, ai vem a necessidade de capital, que nem sempre e disponivel pelo fundador, que vem ao mercado, este estagio inicial e aonde de fato ocorre os maiores lucros, já que você esta investindo em uma empresa que poderá se tornar grande, mas, hoje e pequena e vale pouco, com o Valuation baixo. Até então, esta deste mercado ser regulado, quem investia em Startups e projetos com grande potencial era apenas amigos, familiares, investidores anjos como os do Sharktank.

Agora, ele e aberto a todos, para analisar as oportunidades e se tiver interesse, ajudar a empresa com capital para crescer, acesso para dar feedback a empresa no que melhorar e ter acesso a potenciais lucros maiores quando a empresa crescer e dividir dividendos, quando você achar interessante vender sua cota ou a própria empresa for adquirida por outra maior e você ter seu exit com bolso cheio!

E interessante comentar que estará investindo em uma empresa real,  com pessoas por trás do negocio, então, antes de investir, analise o fundador da empresa, seus sócios, mercado que atual, potencial de crescimento, barreira de entrada para concorrentes e tantos outros fatores para mitigar os erros.

Crowdfunding pelo mundo

O Crowdfunding foi criado nos EUA em 2012 e lá, como também na Europa já e um seguimento maior e mais estabelecido do que por aqui em terras brasileiras. Uma das rodadas que mais destacou por ter iniciado via Crowdfunding foi da Revolut que teve um retorno de 1.900% do capital inicial investido pelos seus participantes da rodada que na época puderam investir a partir de dez Euros.

Com esta rodada, é bom entendermos também a essência do Equity Crowdfunding: para o investidor, representa uma porta de entrada para um domínio geralmente restrito, onde residem os maiores ganhos do mercado de capitais; enquanto para as empresas, esse modelo traz consigo uma comunidade de investidores que desempenham um papel ativo em promover o sucesso do negócio, agindo como verdadeiros embaixadores da marca. Quando você abre uma empresa, tem você, sua família e alguns amigos torcendo, apoiando e divulgando seu negocio, quando você faz uma rodada de Crowdfunding, entra centenas de outras pessoas torcendo e apoiando seu negocio, seja por gostar de você, do projeto ou apenas esperando ter um lucro como retorno, fato e que não estará mais sozinho em campo!

Atualmente, até mesmo instituições financeiras como VCs e family offices optam por participar de rodadas via plataformas de crowdfunding.

Mercado crescendo

Segundo a CVM em 2022 foram captados por empresas um total de 131 milhões de reais em rodadas via Crowdfunding no Brasil, estamos falando de um ano com juros elevado, com eleição e o chamado inverno das Startups…

Durante o ano de 2021 foram captados 188,3 milhões via Crowdfunding. Ainda não saiu os dados de 2023. Mas, acredito que tenha sido estável frente a 2022 já que ainda atravessamos um período digamos turbulento para Startups em que voltaram para o foco em ter lucro e não crescimento há qualquer preço.

Diante da queda dos juros, estabilidade das moedas e governo no país mais estabelecido, nos aqui da CASHCAP acreditamos que em 2024 terá mais rodadas e valores captados por empresas e Startups do que ocorreu em 2022/2023. Logo, vale a pena ficar de olho nos oportunidades para ter potencial maior de lucro. Esperar a empresa chegar na Bolsa de valores boa parte das maiores oportunidades já passou! Ter capital na bolsa, renda fixa faz parte, mas, diversificar e investir uma parte do seu capital em projetos com grande potencial de crescimento pode ser uma excelente oportunidade se feito com uma plataforma autoridade pela CVM, checar os documentos e dados citados e analise que já citamos acima também sobre.