CROWDSOURCING: UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA AS EMPRESAS

Já imaginou se as empresas tivessem uma forma de dividir projetos, ideias, dúvidas etc. com um grande número de pessoas, para assim receber auxílio, apoio e novas soluções? O ditado popular “duas cabeças pensam melhor que uma” sendo cientificamente comprovado ou não, nos dá uma ideia a primeiro momento sobre o que é crowdsourcing.

Para quem não conhece muito sobre o termo pode acabar confundindo com outro que é o crowdfunding, entretanto sites de crowdfunding fornecem lugares para indivíduos buscarem apoio monetário para desenvolver seus projetos, já a iniciativa de crowdsourcing se trata da prática de obter informações ou contribuições para uma tarefa ou projeto por meio da contratação dos serviços de um grande número de pessoas, remuneradas ou não, normalmente via internet. Neste artigo será abordado apenas o conceito de crowdsourcing.

As pessoas envolvidas em crowdsourcing às vezes trabalham como freelancers pagos, enquanto outras realizam pequenas tarefas voluntariamente. Por exemplo, aplicativos de trânsito como o Waze incentivam os motoristas a relatar acidentes e outros incidentes nas vias para fornecer informações atualizadas em tempo real aos usuários do aplicativo.

Empresas que utilizam ou já utilizaram o crowdsourcing

Um exemplo claro da utilização do crowdsourcing foi a criação e lançamento do Fiat Mio da marca de carros Fiat. Na época, a Fiat se propôs a lançar um carro conceito do futuro, ou seja, um carro totalmente baseado na opinião pública. Para isso a marca realizou uma pesquisa onde 17 mil pessoas foram ouvidas e suas opiniões foram levadas em conta para a criação do Fiat Mio.

Outras inúmeras empresas também utilizam-se do crowdsourcing para solucionar problemas, cessar dúvidas, criar projetos e alavancar marcas. Algumas delas são: Google, Unilever, Netflix, Coca-Cola, Coursera, Azul, dentre outras.

Como o crowdsourcing pode ajudar as empresas?

As empresas têm diversos problemas e projetos para lidar o tempo todo e todos os dias, então por que não contar com a ajudar de outras pessoas para realizar algumas tarefas e tornar tudo mais fácil?

Alguns dos benefícios que a prática do crowdsourcing pode gerar para as empresas são:

Soluções para problemas difíceis de serem solucionados;

Resolução de problemas de forma mais rápida;

Carga de gerenciamento reduzida;

Maior diversidade de pensamento;

Nascimento de novas ideias;

Recebimento de feedback de um determinado produto;

Economia de dinheiro;

Geração de mais dados;

Maior facilidade no desenvolvimento de projetos;

Valorização do consumidor, gerando um bom olhar sobre a empresa;

Correção de possíveis erros

Bem, a verdade é que os benefícios do crowdsourcing vão muito além dos listados acima. 

Para concluir, o crowdsourcing envolve a busca de conhecimento, bens ou serviços de um grande número de pessoas. É uma maneira de olhar além da capacidade interna de uma empresa ou organização para a criação de ideias e passar a questão para um grupo mais amplo de pensadores.

Agora que você sabe sobre a importância e os benefícios gerados pelo crowdsourcing, por que não pensar em adotar essa ferramenta tão poderosa na sua empresa?

Visitas:1449

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.