Caso real: empreendedor está captando rodada Seed

Salve pessoal, tudo bem?

Navegando hoje no LinkedIn, me deparei com a publicação abaixo e gostaria de compartilhar ela aqui com vocês leitores do site.

Caso real: empreendedor está captando rodada Seed, empresa executando muito com pouco, time experiente e tese sólida. Depois de muitos nãos e um sim parcial (para parte da rodada), novas term sheets estão finalmente chegando.

Empreendedor está passando por uma montanha russa de emoções, onde um dia parece que tudo vai dar errado e noutro há sinais concretos de que pode sim dar certo. O desafio: diminuir a amplitude dessa bipolaridade emocional tão presente na jornada empreendedora e do fundraising, mantendo o sorriso no rosto e a energia alta para encontrar soluções e continuar “vendendo” quando tudo parece estar perdido, e ser frio e não tirar o pé do acelerador de fundraising ao receber sinalizações de que a rodada irá fechar.

Minha visão: não se autoflagele quando receber não, e não estoure a champagne ao ouvir sim. O processo de fundraising é contínuo, a rodada só acaba quando o dinheiro entrar na conta (seja cético em relação a commitments verbais), e fundraising é um meio, e não um fim. Deixe para estourar a champagne quando bater as metas comerciais, quando a empresa chegar no breakeven e continuar crescendo, e para quando vender a empresa e retornar capital para seus funcionários, sócios e próprio bolso :).

Por: