Antes de investir, analise bem as empresas e pessoas por trás delas!

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje gostaria de comentar algo que acredito que todos os investidores já estão carecas de saber. rs

Mas, como diz aquele áudio da Azul toda vez que estamos iniciando o voo, você já sabe mas, não custa lembrar. 🙂

A importância de se analisar MUITO bem a empresa e o mercado da empresa que pretende investir, mesmo sabendo que investimentos existe risco e algumas modalidades os riscos são maiores, porém, tem formas de amortizarmos ou reduzir os riscos para um limite aceitável.

Analisar o mercado

O primeiro procedimento e analisar o mercado que a empresa esta, existem empresas que tem um mercado não tão potencial por anos ou décadas, por exemplo, maquininhas de cartão, existe muita concorrência, a briga e por preço, ou seja, cada vez o lucro e menor, soluções como PIX, pagamentos via celulares e etc tende a diminuir este mercado.

Então, tem que analisar com calma, conversar com pessoas, ler textos sobre e tirar suas conclusões.

Analisar a empresa

Outro passo importante e analisar bem a empresa em que vai investir, esta no SERASA? Se sim, porque? Esta operando no vermelho, se sim, porque? Por exemplo, uma empresa inovadora ou Startup tem grande chances de estar operando no vermelho, mas, não e por Amazon deu prejuízo por anos e hoje da lucro que todas tem que seguir esta formula. Isto pode ser desculpas para torrar mais dinheiro até não ter quem banque e fechar!

Então, obviamente existe casos e casos que devemos analisar a saúde financeira da empresa, como e a remuneração dos sócios, a empresa operando no vermelho e os sócios/diretores com elevados salários, isto e sinal de alerta…

Analise as pessoas

Isto e muito citado em programas como Shark tank e pelo João Kepler da Bossa Nova, que eles investem muito em pessoas e não na empresa. E isto e muito real, recentemente na plataforma de Crowdfunding uma das maiores do mercado com foco em Startups teve uma rodada de uma empresa de Belo Horizonte que recruta programadores para as empresas que tem a sua logo “roxa”, fez uma rodada que captou 939 mil reais de 278 pessoas. Passado alguns meses, a empresa não enviava mais relatoria e o CEO dela, saiu para outra empresa que operava algo parecido e ainda deu entrevista para a Forbes dizendo que saiu tranquilo após conversar com os investidores, o fato e que isto não foi verdade em momento algum os investidores do Crowdfunding foram informados, todos descobriram pela mídia…

Mas, analisando o perfil do CEO antes de tudo isto ocorrer, eu mesmo deixei de seguir ele nas redes sociais, extremamente político, sem prestava relatórios mas, curtia ferias no Nordeste e etc.

Lógico que todos nos temos lado político, devemos lutar pelos nossos direitos, mas, não temos como ser CEO e ativista políticos extremistas ao mesmo tempo, isto nunca deu certo.

Claro que devemos viajar e curtir ferias, mas, antes de tudo, se temos sócios, devemos prestar nossas obrigações ou indicar pessoas para fazer.

Fato e que a empresa será adicionada judicialmente pela empresa/investidores do Crowdfunding, informações cita que todo recurso foi usado para pagar dividas, acerto trabalhistas e “Sair”, de boa…

Então, analisem bem as pessoas, mercado e empresas. Isto pode ajudar muito a evitar problemas como este.

A media de empresas que fecham no Brasil e em outros países e elevada mesmo, então e natural que alguns investimentos vai dar errado, por isto a necessidade de analisar bem e diversificar, se errar em uma e acertar em outras, esta tudo bem.

 

Visitas:829

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.